SISTEMA OPERACIONAL DE DISCO

Tradução

Menu

terça-feira, 28 de junho de 2011

Crescimento do acesso à web e a PCs em 2010 teve "breque", aponta pesquisa


Nos últimos seis anos, a facilidade no acesso a computadores e à internet fez com que o país alcançasse uma taxa média anual de crescimento de 18% e 19%, respectivamente. Porém, de 2009 para 2010, os resultados não foram tão positivos: a evolução foi de 8% na presença de PCs em domicílios, enquanto a da internet foi de 15%. Os dados, que mostram um “breque” no acesso, são do estudo TIC Domicílios 2010, encomendado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet) e apresentado nesta terça-feira (28)
De modo geral, a proporção de residências com PC aumentou de 32% (em 2009) para 35% (2010). No entanto, o crescimento abaixo da média, de acordo com o levantamento, não indica que exista uma tendência de desaceleração deste tipo de mercado.
Uma das possíveis explicações, dadas durante a apresentação do estudo, para o fenômeno foi a alta taxa de crescimento no período 2008-2009 (29% para PCs e 35% para a internet ). Como muitas famílias começaram a ter acesso nesse período, é normal que a possibilidade de penetração diminua.
No caso específico dos computadores, outra possível razão para a redução do crescimento foi a estagnação do nível de domicílios com computador em regiões rurais (ficou em 12% em 2009 e 2010) e no nordeste (ficou estacionado em 14%).
Quanto a evolução do acesso à internet nos domicílios, o fator para o baixo crescimento foram os mesmos (“estagnação” no nordeste e em regiões rurais).   Em contraposição, o aumento de pessoas que vivem em cidades e a melhoria das condições financeiras da classe C foram determinantes para que o nível de penetração da web crescesse.
Redução do aprendizado em cursos de informática
O internauta médio brasileiro tem recorrido muito pouco a cursos para iniciar o contato com o computador. Desde 2008, categorias ligadas à instituições de ensino têm caído constantemente. Um exemplo é a de pessoas que utilizaram cursos pagos de treinamento: em 2008 a porcentagem era de 34% contra 30% em 2010.
A maioria dos usuários aprende a mexer no computador por conta própria (69%) ou com amigos, parentes ou colegas de trabalho (42%).
Maior conexão
Os brasileiros têm cada vez mais ultrapassado a barreira dos 1 Mbps (Megabits por segundo). De 2009 para 2010 houve um crescimento de 114% de domicílios com velocidade superiores a 2 Mbps.  Em contrapartida, os domicílios com conexão de até 1 Mbps têm diminuído cada vez mais. Em 2009, representava 55% dos links em residências e em 2010 caiu para 40%.
Internet pelo celular
Cada vez mais as operadoras de telefonia móvel têm oferecido pacotes aos clientes, mesmo pré-pagos, de acesso à internet pelo smartphone. No entanto, essa modalidade não apresentou crescimento em 2010 – permaneceu estagnada, atingindo apenas 6% dos internautas entrevistados.
De acordo com o estudo, o principal motivo da pouca popularidade dos serviços de internet móvel para celular é o preço. Segundo um levantamento do ITU (comitê de telecomunicações ligado à ONU) de 2009, o Brasil perde para quase todos os países da América do Sul em tarifas de telefonia móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário